Fazendo um som Ambiente para seu Mapa
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Fazendo um som Ambiente para seu Mapa
Tutorial - Fazendo um som ambiente para seu mapa
Neste tutorial, eu vou ensinar como fazer para colocar um som ambiente em seu mapa, como por exemplo, o som de pássaros ao fundo... É um procedimento simples, e não requer muito conhecimento...
Antes de tudo, é claro, você deve conseguir os sons que serão usados como som ambiente...
--------------------------------------------------------------------------------
:: Common Event ::
Bom, a primeira coisa a se fazer, após conseguir os sons usados, é entrar no Database e criar um Common Event, chamado SomAmbiente por exemplo... Deixe o Event Start Condition como Call... Agora, vamos para os Event Commands...
Crie uma Label [3ª página] com o número 1... Agora, devemos criar uma variável que servirá para randomizar a ocorrência dos sons... Para isso, crie uma Change Variable [1ª página] e crie uma variável chamada RandomSE por exemplo... Deixe como [Set>Rand.>1*5] O 5, marcado em vermelho, representa o número de sons que serão tocados... No meu caso, eu usei 5, mas podem ser quantos forem necessários... Assim, se você for usar 6 sons, a última parte ficará 1*6... E assim por diante...
Ótimo... Em seguida, crie um Fork Condition para a variável [RandomSE>Set>1>same], sem Else Case... Dentro desse Fork, coloque um Play Sound Effect [3ª página] para o primeiro som ambiente que você tem... Agora crie um Fork idêntico para cada som ambiente que você tiver colocado, mudando apenas o número 1 marcado em vermelho pelo número correspondente [2, 3, 4, 5...]...Assim, se você escolheu 5 sons a serem tocados como som ambiente, você terá que fazer 5 forks ao total... Agora, após o último fork, coloque um [Change Variable>RandomSE>Set 0>Set 0]... Isso resetará a variável para seu valor inicial, ou seja, zero... Coloque agora um Wait de 1.5 s ou qualquer tempo que você queira [de preferência maior que 1 s] e pra finalizar, coloque um Goto Label [3ª página] para o Label 1... Dê OK e o Common está pronto! Olhe como ficou o código pronto:
- Name : SomAmbiente
- Event Start Condition : Call
- Event Comands
LABEL: 1No
Variable Ch:[****:RandomSE] Set, Randm[1*5]
FORK Optn:Varbl[****:RandomSE]-1
Play SE: bird1
:END Case
FORK Optn:Varbl[****:RandomSE]-2
Play SE: bird2
:END Case
FORK Optn:Varbl[****:RandomSE]-3
Play SE: bird3
:END Case
FORK Optn:Varbl[****:RandomSE]-4
Play SE: bird4
:END Case
FORK Optn:Varbl[****:RandomSE]-5
Play SE: bird5
:END Case
Variable Ch:[****:RandomSE] Set, 0
Wait: 1.5s
GOTO Label: 1No
--------------------------------------------------------------------------------
.:: The Calling ::.
Estamos quase acabando... Precisamos agora fazer um evento que chame o Common... Para isso, crie um evento no mapa que terá o som ambiente... Deixe-o como Parallel Process e Below Hero, sem nenhum gráfico... Em Event Commands, crie um Change Switch para um switch chamado SomAmbiente e deixe como ON... Agora, crie uma nova página, clicando em New Page na parte superior da tela do evento... Nesta nova página, também em Parallel Process e Below Hero e sem nenhum gráfico, coloque como Event Conditions o Switch SomAmbiente, e na parte do Event Commands, insira um Call Event [3ª página] para o Common Event SomAmbiente... Dê OK e está pronto!
O único cuidado que você deve ter é de deixar o Switch SomAmbiente como OFF ao sair do mapa, caso contrário o som ambiente permanecerá...
Essa foi bem simples não? Mas mesmo assim, espero que tenha servido pra ajudar alguém... ^_^
Neste tutorial, eu vou ensinar como fazer para colocar um som ambiente em seu mapa, como por exemplo, o som de pássaros ao fundo... É um procedimento simples, e não requer muito conhecimento...
Antes de tudo, é claro, você deve conseguir os sons que serão usados como som ambiente...
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:: Common Event ::
Bom, a primeira coisa a se fazer, após conseguir os sons usados, é entrar no Database e criar um Common Event, chamado SomAmbiente por exemplo... Deixe o Event Start Condition como Call... Agora, vamos para os Event Commands...
Crie uma Label [3ª página] com o número 1... Agora, devemos criar uma variável que servirá para randomizar a ocorrência dos sons... Para isso, crie uma Change Variable [1ª página] e crie uma variável chamada RandomSE por exemplo... Deixe como [Set>Rand.>1*5] O 5, marcado em vermelho, representa o número de sons que serão tocados... No meu caso, eu usei 5, mas podem ser quantos forem necessários... Assim, se você for usar 6 sons, a última parte ficará 1*6... E assim por diante...
Ótimo... Em seguida, crie um Fork Condition para a variável [RandomSE>Set>1>same], sem Else Case... Dentro desse Fork, coloque um Play Sound Effect [3ª página] para o primeiro som ambiente que você tem... Agora crie um Fork idêntico para cada som ambiente que você tiver colocado, mudando apenas o número 1 marcado em vermelho pelo número correspondente [2, 3, 4, 5...]...Assim, se você escolheu 5 sons a serem tocados como som ambiente, você terá que fazer 5 forks ao total... Agora, após o último fork, coloque um [Change Variable>RandomSE>Set 0>Set 0]... Isso resetará a variável para seu valor inicial, ou seja, zero... Coloque agora um Wait de 1.5 s ou qualquer tempo que você queira [de preferência maior que 1 s] e pra finalizar, coloque um Goto Label [3ª página] para o Label 1... Dê OK e o Common está pronto! Olhe como ficou o código pronto:
- Name : SomAmbiente
- Event Start Condition : Call
- Event Comands
LABEL: 1No
Variable Ch:[****:RandomSE] Set, Randm[1*5]
FORK Optn:Varbl[****:RandomSE]-1
Play SE: bird1
:END Case
FORK Optn:Varbl[****:RandomSE]-2
Play SE: bird2
:END Case
FORK Optn:Varbl[****:RandomSE]-3
Play SE: bird3
:END Case
FORK Optn:Varbl[****:RandomSE]-4
Play SE: bird4
:END Case
FORK Optn:Varbl[****:RandomSE]-5
Play SE: bird5
:END Case
Variable Ch:[****:RandomSE] Set, 0
Wait: 1.5s
GOTO Label: 1No
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.:: The Calling ::.
Estamos quase acabando... Precisamos agora fazer um evento que chame o Common... Para isso, crie um evento no mapa que terá o som ambiente... Deixe-o como Parallel Process e Below Hero, sem nenhum gráfico... Em Event Commands, crie um Change Switch para um switch chamado SomAmbiente e deixe como ON... Agora, crie uma nova página, clicando em New Page na parte superior da tela do evento... Nesta nova página, também em Parallel Process e Below Hero e sem nenhum gráfico, coloque como Event Conditions o Switch SomAmbiente, e na parte do Event Commands, insira um Call Event [3ª página] para o Common Event SomAmbiente... Dê OK e está pronto!
O único cuidado que você deve ter é de deixar o Switch SomAmbiente como OFF ao sair do mapa, caso contrário o som ambiente permanecerá...
Essa foi bem simples não? Mas mesmo assim, espero que tenha servido pra ajudar alguém... ^_^
JackSpesim- Membro
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