Raio RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Password - Ninguem sabe como pode ser útil!

Ir para baixo

Password - Ninguem sabe como pode ser útil! Empty Password - Ninguem sabe como pode ser útil!

Mensagem  JackSpesim Sáb Dez 15, 2007 3:47 pm

- O QUE É PASSWORD?
Passwords são as teclas usadas nos jogos, podemos dizer. Explicando melhor, seriam os comandos utilizados por essas teclas. Esses comandos precisam de duas coisas simples : uma variable e um evento com o comando SET PASSWORD.

Relação das teclas:
1,2,3,4 : setas 5: Barra de espaço, tecla z, tecla enter do teclado númerico 6: Tecla ESC, tecla X, tecla 0 do teclado númerico.

Embora eu já tenha visto pessoas pensarem que as passwords são usadas para criar códigos (password é senha em inglês), para o jogo, você deve ter visto que é bem diferente.

2 - COISAS QUE EU POSSO FAZER COM PASSWORDS
Você pode fazer qualquer coisa, qualquer evento especial que tenha que ser iniciado por uma tecla. Agora, vou ajudar você a como fazer o comando para iniciar o evento. Eu vou dar as opções de fazer um menu e fazer o personagem pular.

a) - MENU NOVO
Esse é complicado, mas bom para as pessoas que querem algo diferente.

Crie uma variable chamado "menu" ou algo parecido. Ela será acionada pela tecla 6, pois é ela que aciona o menu comum.

Crie um Commom Event chamado Menu ou qualquer coisa parecida, com condição Paralell Events.
Comece ele colocando um Set Password.

Em Change Password, selecione a variable Meu Menu

Em Option, marque Wait Until key hit, isso faz com que o evento só seja acionado com aquela tecla.
Selecione qual das 3 teclas você vai usar (no nosso caso, a 6).

Agora elabore o menu. Comece criando uma mensagem, use vários show choices. Use variables e fork conditions para os menus status, ítens e skills. Para mostrar o dinheiro, digite \$. Não sei fazer o menu equipamentos.

E também crie o que for exclusivo do seu jogo, senão não vai adiantar nada, pois antes o menu normal do que ele todo em uma simples mensagem, temos que admitir... Faça algo com pictures, tipo, tente enfeitar, colocando o título... É complicado, é uma aventura, e corre o risco do menu não agradar... Tente fazer o melhor e fazer algo maneiro para disfarçar seu menu artificial de 4 linhas.

OBS: Você pode simplesmente fazer um menu com uma Show Choice "MENU PRINCIPAL - OUTRAS COISAS", e em Menu Principal, chamar o menu normal do Rpgmaker (Call System Menu),e nos outros, elaborar o seu menu. Ficaria menos artificial.

b) - PULAR
Esse eu vi em um tutorial de passwords também. Só que o desse tutorial tem um erro, e eu corrigi direitinho!
Ele faz o seu personagem dar um pulo para frente, como o Mário do SNES.
Crie um evento Paralell Process, selecione a variable (pulo ou algo assim), e marque 5 dessa vez, para ela se acionar com o botão Enter, que aciona comandos, como falar com pessoas, usar ítens e etc. Pode ser usados em dungeons que não tenham baús. É bom lembrar que você deve usar switchs para o personagem não pular o jogo inteiro, e só no mapa desejado.
Você já sabe acionar uma variable, mas vamos repetir...
Em Change Password, selecione a variable Pulo.
Em Option, pode fazer o que quiser, é para o evento esperar a tecla ser apertada, ou se um simples toque já aciona tudo (eu acho)
Selecione qual das 3 teclas você vai usar (no nosso caso, a 5).
Abaixo disso, coloque um Set Chara Movement, selecione Hero lá em cima a esquerda, e coloque os comandos:
Start Split Through, Star Jump, Foward, Foward,End Jump, Stop Split Through
O que você vez? O split trough faz o herói poder passar por coisas que não pode passar. O jump, dá a sensação de pulo, e o fowardX2, fará com que ele pula um bloco e chegue no seguinte! Ficará igual ao mário!

OBS: Como eu falei acima, esse evento deve ser usado em casos especiais! Use-o com moderação e cautela! Ah, e corre o risco do personagem tentar pular e chegar em paredes, etc... Tente formular o cenário do jogo encima disso.

Espero que este tutorial tenha ajudado você a fazer alguma coisa com as passwords.
Basicamente, as passwords só acionam um evento com uma tecla... O que vai acontecer no evento, não vai ser nada demais, é só elaborar como se fosse um evento normal.

JackSpesim
Membro
Membro

Mensagens : 34
Data de inscrição : 12/12/2007
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos