Password - Ninguem sabe como pode ser útil!
Página 1 de 1
Password - Ninguem sabe como pode ser útil!
- O QUE É PASSWORD?
Passwords são as teclas usadas nos jogos, podemos dizer. Explicando melhor, seriam os comandos utilizados por essas teclas. Esses comandos precisam de duas coisas simples : uma variable e um evento com o comando SET PASSWORD.
Relação das teclas:
1,2,3,4 : setas 5: Barra de espaço, tecla z, tecla enter do teclado númerico 6: Tecla ESC, tecla X, tecla 0 do teclado númerico.
Embora eu já tenha visto pessoas pensarem que as passwords são usadas para criar códigos (password é senha em inglês), para o jogo, você deve ter visto que é bem diferente.
2 - COISAS QUE EU POSSO FAZER COM PASSWORDS
Você pode fazer qualquer coisa, qualquer evento especial que tenha que ser iniciado por uma tecla. Agora, vou ajudar você a como fazer o comando para iniciar o evento. Eu vou dar as opções de fazer um menu e fazer o personagem pular.
a) - MENU NOVO
Esse é complicado, mas bom para as pessoas que querem algo diferente.
Crie uma variable chamado "menu" ou algo parecido. Ela será acionada pela tecla 6, pois é ela que aciona o menu comum.
Crie um Commom Event chamado Menu ou qualquer coisa parecida, com condição Paralell Events.
Comece ele colocando um Set Password.
Em Change Password, selecione a variable Meu Menu
Em Option, marque Wait Until key hit, isso faz com que o evento só seja acionado com aquela tecla.
Selecione qual das 3 teclas você vai usar (no nosso caso, a 6).
Agora elabore o menu. Comece criando uma mensagem, use vários show choices. Use variables e fork conditions para os menus status, ítens e skills. Para mostrar o dinheiro, digite \$. Não sei fazer o menu equipamentos.
E também crie o que for exclusivo do seu jogo, senão não vai adiantar nada, pois antes o menu normal do que ele todo em uma simples mensagem, temos que admitir... Faça algo com pictures, tipo, tente enfeitar, colocando o título... É complicado, é uma aventura, e corre o risco do menu não agradar... Tente fazer o melhor e fazer algo maneiro para disfarçar seu menu artificial de 4 linhas.
OBS: Você pode simplesmente fazer um menu com uma Show Choice "MENU PRINCIPAL - OUTRAS COISAS", e em Menu Principal, chamar o menu normal do Rpgmaker (Call System Menu),e nos outros, elaborar o seu menu. Ficaria menos artificial.
b) - PULAR
Esse eu vi em um tutorial de passwords também. Só que o desse tutorial tem um erro, e eu corrigi direitinho!
Ele faz o seu personagem dar um pulo para frente, como o Mário do SNES.
Crie um evento Paralell Process, selecione a variable (pulo ou algo assim), e marque 5 dessa vez, para ela se acionar com o botão Enter, que aciona comandos, como falar com pessoas, usar ítens e etc. Pode ser usados em dungeons que não tenham baús. É bom lembrar que você deve usar switchs para o personagem não pular o jogo inteiro, e só no mapa desejado.
Você já sabe acionar uma variable, mas vamos repetir...
Em Change Password, selecione a variable Pulo.
Em Option, pode fazer o que quiser, é para o evento esperar a tecla ser apertada, ou se um simples toque já aciona tudo (eu acho)
Selecione qual das 3 teclas você vai usar (no nosso caso, a 5).
Abaixo disso, coloque um Set Chara Movement, selecione Hero lá em cima a esquerda, e coloque os comandos:
Start Split Through, Star Jump, Foward, Foward,End Jump, Stop Split Through
O que você vez? O split trough faz o herói poder passar por coisas que não pode passar. O jump, dá a sensação de pulo, e o fowardX2, fará com que ele pula um bloco e chegue no seguinte! Ficará igual ao mário!
OBS: Como eu falei acima, esse evento deve ser usado em casos especiais! Use-o com moderação e cautela! Ah, e corre o risco do personagem tentar pular e chegar em paredes, etc... Tente formular o cenário do jogo encima disso.
Espero que este tutorial tenha ajudado você a fazer alguma coisa com as passwords.
Basicamente, as passwords só acionam um evento com uma tecla... O que vai acontecer no evento, não vai ser nada demais, é só elaborar como se fosse um evento normal.
Passwords são as teclas usadas nos jogos, podemos dizer. Explicando melhor, seriam os comandos utilizados por essas teclas. Esses comandos precisam de duas coisas simples : uma variable e um evento com o comando SET PASSWORD.
Relação das teclas:
1,2,3,4 : setas 5: Barra de espaço, tecla z, tecla enter do teclado númerico 6: Tecla ESC, tecla X, tecla 0 do teclado númerico.
Embora eu já tenha visto pessoas pensarem que as passwords são usadas para criar códigos (password é senha em inglês), para o jogo, você deve ter visto que é bem diferente.
2 - COISAS QUE EU POSSO FAZER COM PASSWORDS
Você pode fazer qualquer coisa, qualquer evento especial que tenha que ser iniciado por uma tecla. Agora, vou ajudar você a como fazer o comando para iniciar o evento. Eu vou dar as opções de fazer um menu e fazer o personagem pular.
a) - MENU NOVO
Esse é complicado, mas bom para as pessoas que querem algo diferente.
Crie uma variable chamado "menu" ou algo parecido. Ela será acionada pela tecla 6, pois é ela que aciona o menu comum.
Crie um Commom Event chamado Menu ou qualquer coisa parecida, com condição Paralell Events.
Comece ele colocando um Set Password.
Em Change Password, selecione a variable Meu Menu
Em Option, marque Wait Until key hit, isso faz com que o evento só seja acionado com aquela tecla.
Selecione qual das 3 teclas você vai usar (no nosso caso, a 6).
Agora elabore o menu. Comece criando uma mensagem, use vários show choices. Use variables e fork conditions para os menus status, ítens e skills. Para mostrar o dinheiro, digite \$. Não sei fazer o menu equipamentos.
E também crie o que for exclusivo do seu jogo, senão não vai adiantar nada, pois antes o menu normal do que ele todo em uma simples mensagem, temos que admitir... Faça algo com pictures, tipo, tente enfeitar, colocando o título... É complicado, é uma aventura, e corre o risco do menu não agradar... Tente fazer o melhor e fazer algo maneiro para disfarçar seu menu artificial de 4 linhas.
OBS: Você pode simplesmente fazer um menu com uma Show Choice "MENU PRINCIPAL - OUTRAS COISAS", e em Menu Principal, chamar o menu normal do Rpgmaker (Call System Menu),e nos outros, elaborar o seu menu. Ficaria menos artificial.
b) - PULAR
Esse eu vi em um tutorial de passwords também. Só que o desse tutorial tem um erro, e eu corrigi direitinho!
Ele faz o seu personagem dar um pulo para frente, como o Mário do SNES.
Crie um evento Paralell Process, selecione a variable (pulo ou algo assim), e marque 5 dessa vez, para ela se acionar com o botão Enter, que aciona comandos, como falar com pessoas, usar ítens e etc. Pode ser usados em dungeons que não tenham baús. É bom lembrar que você deve usar switchs para o personagem não pular o jogo inteiro, e só no mapa desejado.
Você já sabe acionar uma variable, mas vamos repetir...
Em Change Password, selecione a variable Pulo.
Em Option, pode fazer o que quiser, é para o evento esperar a tecla ser apertada, ou se um simples toque já aciona tudo (eu acho)
Selecione qual das 3 teclas você vai usar (no nosso caso, a 5).
Abaixo disso, coloque um Set Chara Movement, selecione Hero lá em cima a esquerda, e coloque os comandos:
Start Split Through, Star Jump, Foward, Foward,End Jump, Stop Split Through
O que você vez? O split trough faz o herói poder passar por coisas que não pode passar. O jump, dá a sensação de pulo, e o fowardX2, fará com que ele pula um bloco e chegue no seguinte! Ficará igual ao mário!
OBS: Como eu falei acima, esse evento deve ser usado em casos especiais! Use-o com moderação e cautela! Ah, e corre o risco do personagem tentar pular e chegar em paredes, etc... Tente formular o cenário do jogo encima disso.
Espero que este tutorial tenha ajudado você a fazer alguma coisa com as passwords.
Basicamente, as passwords só acionam um evento com uma tecla... O que vai acontecer no evento, não vai ser nada demais, é só elaborar como se fosse um evento normal.
JackSpesim- Membro
- Mensagens : 34
Data de inscrição : 12/12/2007
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|