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Mensagem  JackSpesim Sáb Dez 15, 2007 3:44 pm

Tuto Kenny - Menu com Panoramas + 2 opções
Tuto Kenny - Menu com Panoramas + 2 opções
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Introdução:

Olá pessoal!! Estou de volta em meu 27º tutorial!! Curvem-se ao Mister Kenny, o mago odiado por todos que revela os segredos do RPG Maker! Hoje eu ensinarei a fazer um menu tão bonito como em pictures, e tão simples quanto em chipsets. É claro, é o menu com panorama. Vamos por a mão na massa, então:

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Passo 1
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Bem, primeiramente crie o gráfico do seu menu. Crie uma figura em 320x240 para ter um menu com o tamanho 20x15, no maker, o que o deixaria mais bonito. Porém, se você quiser fazer um mapa maior e usar um panorama maior, faça uma rápida conta: 320 dividido por 20 e 240 dividido por 15. Qual é o resultado? 16 nos dois. "E agora Kenny, o que eu devo fazer?" Bem, sabendo que a cada 1 no RPG Maker eqüivale a 16 no panorama, se você quiser um mapa 30 por 20, faça simplesmente essa conta básica: 30 (o número que você quer) menos 20 (o menor número possível). O resultado é 10. Isso significa que você deve fazer mais uma conta: 16 x 10 = 160. Isso quer dizer que você deve aumentar mais 160 do 320 do seu panorama. Somando os dois, vc tem 480, que deve ser o número com qual você vai trabalhar. Faça a mesma coisa com o 15. 20 - 15 = 5. 5 x 16 = 80. 240 + 80 = 320. Então, se você quiser usar um panorama de 480 x 320, você deve fazer um mapa de 30 x 20. Compreendeu?

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Passo 2
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Muito bem, tendo desenhado o seu menu de acordo com sua necessidade, e tendo feito o mapa à ser usado para o menu, vamos fazer com que agente entre no menu. Você pode fazer de outras formas, mas eu usarei o exemplo do botão "X" ou "Esc".
Aperte F8 e vá ao database. Vá em evento comuns e crie um chamado Entrar no Menu, ou qualuqer outra coisa. Deixe em processo paralelo, sem necessidade de switch ligando.
Agora dentro dê um definir teclas adicionais, crie uma váriavel "entrar no menu" e deixe marcado apenas cancelar. Crie uma fork vendo se a váriavel entrar no menu for igual a seis, sem else case. Dentro faça outra fork, só que essa com a condição de uma switch chamada menu permitido estiver off. Deixe marcado a else case.
Agora dentro dessa fork, coloque um definir tom de tela, com tudo 0, e o tempo que você quer que o menu abra. Dê um memorizar lugar, e aí crie uma váriavel pra cada caixa. (ex: ID-Hero, X-Hero e Y-Hero). Depois um memorizar música. Em seguida um mudar gráfico do herói para de um cursor, pra ser usado no menu. Coloque um teleporte para o mapa do seu menu, depois um mudar switch, colocando a switch menu permitido em on. Finalmente um definir tom de tela, para tudo 100.

Agora vamos ao evento para se sair do menu: no else case, coloque novamente um definir tom de tela pra tudo 0, depois um mudar switch para menu permitido, OFF. Em seguida ir a lugar memorizado, selecionando as váriaveis de antes, é claro. Depois um reproduzir música memorizada. Agora dê um mudar gráfico do herói para o gráfico dele normal e, pra alegria de todos, um definir tom de tela para tudo 100.
Acabamos a parte de entrar no menu. (ufa!)

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Passo 3
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No mapa do menu, selecione o panorama desejado para o menu. Em seguida cubra todo o mapa com o title transparente do chipset. Se estiver bloqueado, deixe com que o herói possa passar por cima.
Agora, cerque as opções com eventos no mesmo nível que o herói, e em branco. Assim barram a saída do cursor das opções. Para fazer as opções, faça eventos onde você quer q o cursor clique, e deixe abaixo do herói. Pronto, fácil demais.

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Passo 4 - Opcional: Opção Status
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Para fazer uma opção de status é muito fácil. Faça um evento comum, e dê um mudar váriavel. Agora crie uma váriavel para cada opção do status: força de ataque, força de defesa, HP, Força de Inteligência, Velocidade, e tal.
Agora, selecione a váriavel força de ataque, coloque set, herói, seu herói, e poder de ataque. Faça a mesma coisa pra cada condição do status. Não se esqueça de deixar esse evento comum em processo paralelo.
Agora faça o evento onde o herói terá que apertar com o cursor para falar, e dê um mensagem assim: Você tem v[***] de HP, v[***] de atk, e etc. Substituindo sempre o *** pelo número da váriavel de cada.

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Passo 5 - Opcional: Opção Itens
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A opção itens é bem fácil. Crie uma váriavel para cada item. Então, na seção itens, crie o evento com a condição váriavel poção (vou usar de exemplo) estiver 1. Colque uma mensagem assim: Você tem v[***] (substitua o asterisco pelo número da váriavel poções) poções. Poção normal, recupera 10 de HP, usar?
Um mostra escolhas, sim ou não. No sim, coloque um mudar HP, + 10, e um change váriavel, poção - 1.
Pronto, agora pra ligar, na opção do menu dê um teleporte para esse mapa. Se quiser pode barrar a passagem do cursor para outros lugares aki também.

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Finalizando
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Bem, terminamos esse tutorial. Espero que ajude muita gente, pois muitas pessoas perguntam por tutos assim.
Visitem www.makeruniverse.com e http://redmakergames.vila.bol.com.br

Falow pessoal! E até meu próximo tutorial!!!!!!!!

JackSpesim
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