Raio RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Divisão dos Algarismos

2 participantes

Ir para baixo

Divisão dos Algarismos Empty Divisão dos Algarismos

Mensagem  JackSpesim Qua Dez 12, 2007 11:17 pm

Sinceramente eu acho que existem modos mais fáceis de se fazer isto... simsplesmente em alguns casos é melhor você criar seus próprios sistemas ao invés de ficar tentando entender algum tutorial se você tiver achado ele complicado...

Uma dica ae pra Galera: Se Vocês conhecerem um "mínimo" de Fork (Condition Branch), Variáveis e Switch vocês podem fazer praticamente tudo no 2k3...

--------Este Tutorial não é de Minha Autoria---------


Hello, pessoas !
Aqui estou eu com mais um tutorial inútil.
Hoje vou ensinar a fazer um sistema para simplificar números ! (Se é que há alguém que não saiba fazer isso..)
"Oh ! Minha nossa ! Eu sempre precisei de um sistema de simplificar números ! Ahn.. para que mesmo serve um sistema de simplificar números ?"
Simples. Digamos que você quer fazer uns gráficos com chars para mostrar quantas poções o personagem principal têm. O que você faz ?
"Faço fork conditions até o 99 ! Simples !"
Lógico que não. Quero dizer, isso até que funciona. Mas é muito mais simples fazer algarismos divididos. Assim, quando o cara tiver 13 poções, por exemplo, esse sistema vai resumir assim:
Primeiro algarismo : 0
Segundo algarismo : 0
Terceiro algarismo : 1
Quarto algarismo : 3
Ou seja, ele reconhece o número como 0013. Ou seja, esse sistema reconhece até a casa do milhar.
Bem, mas vamos logo. Eu recomendo fazer um jogo teste. Eu mesmo utilizo um jogo teste só para testar os sistemas.
Após criar o jogo teste, crie:
- Variáveis : •Poção Algarismo 1
•Poção Algarismo 2
•Poção Algarismo 3
•Poção Algarismo 4
Crie um ítem teste, chamado poção.
Esse será o ítem mágico do jogo. Crie um evento ou sei lá que fale : "Oi. Estou com vontade de te dar uma poção. Pega !" E adicione uma poção ao inventário a cada vez que o personagem fale com ele. NÃO crie uma switch para deixar que o personagem ganhe só uma poção, pois você irá trabalhar logo com uma divisão de números, sendo assim é mais fácil testar com mais de uma poção.
Pronto. Agora crie um novo evento. Esse será o grande gênio do jogo ! Ele sabe dividir um número em até 4 algarismos !
"Oh, minha nossa ! Esse NPC é mais inteligente que eu !"
Errm.. Razz
Como eu ia dizendo, esse NPC será o gênio.
Ele terá um sistema que irá dividir isso para ele. E quem vai criar este sistema é você ! Sim, você !
É bem básico. Modifique todas as variáveis (Poção Algarismo 1; 2; 3 e 4) para como "Setar - Objetos - Poção (aquela que você criou o que o outro NPC te deu) - Possuídos". O meu RM é em português, com a pior tradução possível, por isso é bem provável que esteja escrito diferente no seu. Se você não achar, me contacte que eu te ajudo.
Logo após:
•Divida a variável poção Algarismo 1 por 1000.
•Para a variável poção Algarismo 2, clique em "+-" 1000 (o RPGMaker é inteligente, por isso ele nunca diminui 1000 de um número menor que 1000. Porém, se o número for maior que mil ele diminui toda a casa do milhar. Ou seja, se o número for 2890, ficará 890. Mas se for 890, vai ficar 890 mesmo. Bem, depois eu vou criar um tuto explicando tudo isso.), e após clicar em +- 1000, divida a mesma por 100.
•Para a variável poção Algarismo 3, clique em "+-" 100, e após clicar em +- 100, divida a mesma por 10.
•E, finalmente, para a variável poção Algarismo 4, apenas clique em "+-" 10.
Agora sim, o seu personagem ficou inteligente !
Agora basta abrir uma fala dizendo "Nossa, eu sei dividir em algarismos as suas poções. Olha:"
E depois colocar seguidamente os números das variáveis (\v[1,2,3,4,5, whatever] )
Pronto. Você deve estar pensando: "E para que vai me servir um NPC que sabe dividir algarismos ?" Bem. Se você estiver pensando assim, faça o tutorial inteiro novamente, porque você não entendeu o "espírito" do tutorial. Ele serve para dividir todo tipo de algarismo. Assim como você pode usar este sistema para dividir HP e MP para fazer um menu de status de seus personagens, pode fazer um sistema de pontos, sei lá, use sua criatividade. Treine com outras coisas também, assim você vai ver que ele funciona mesmo.

Para facilitar sua vida, caso você esqueça como se faz, aqui está resumido:

Variável 1 - /1000
Variável 2 - +- 1000 /100
Variável 3 - +- 100 /10
Variável 4 - +- 10

Treinar sempre é bom. Assim você pode descobrir novas utilidades (e inutilidades) para este sistema.

Bem.. é isso. Obrigado pela sua paciência. Qualquer dúvida ou correção, basta contactar-me.

JackSpesim
Membro
Membro

Mensagens : 34
Data de inscrição : 12/12/2007
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Divisão dos Algarismos Empty Re: Divisão dos Algarismos

Mensagem  Jhow Qui Dez 13, 2007 10:52 am

-.- Não acredito que passei um tempo todo fazendo um sistema de 30,40 forks hahuashuash caraca!Esse tuto vai me ajudar muito agora !
Jhow
Jhow
Administrador
Administrador

Mensagens : 34
Data de inscrição : 05/12/2007
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos