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Common Events

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Mensagem  JackSpesim Qua Dez 12, 2007 11:09 pm

--------Este Tutorial não é de Minha Autoria---------

A aba "Eventos Comuns" (ou Common Events) é extremamente útil para o desenvolvimento de jogos, e particularment eimportante para eventos grandes e complexos que devam ser executados diversas vezes, em diversas ocasiões. Por que? O que é um Evento Comum? Veremos.
Eventos comuns são eventos como outros quaisquer, assim como aqueles que ficam no mapa, mas eles, como o nome sugere, são comuns, ou seja, são válidos para qualquer mapa, de forma que você não precisa "copiar" um evento para cada mapa em que for usar. Um bom exemplo é um menu customizado. O herói poderá chamar o menu em todos os mapas, então, se o criador fosse utilizar um evento normal, teria que copiá-lo para todos os mapas. Com um evento comum, resolve-se esse problema.
Vejamos, então, por partes, como funcionam esses eventos. Abramos, portanto, a aba Eventos Comuns.

Note que essa aba tem quatro "partes" principais, e veremos cada uma delas.

Essa primeira parte é onde você cria os novos Eventos Comuns. Repare que, nessa foto, só há um Evento Comum. Você pode criar mais eventos aumentando o limite em "Número Máximo". Feito isso, cada evento será exatamente como um evento normal de mapa, mas sem imagem (e, conseuqentemente, sem animações, transparência etc). Portanto, se você quisesse criar um evento para um menu, outro para efeitos climáticos etc, bastaria usar diferentes Eventos Comuns, escolhendo-os nessa parte. Repare que, na foto, o evento "001: " não tem nome. Você pode arrumar isso quando estiver trabalhando com ele.
Então, tendo escolhido em qual evento você quer trabalhar, vamos para a próxima parte da aba:

Aqui, você pode dar um nome ao evento, para ajudar na organização, bem como definir a forma de inicialização do mesmo. Explico. Um Evento Comum pode ser inicializado de 3 formas, como mostra a imagem:
-Nada
-Início Automático
-Processo Paralelo
A primeira significa que ele não ocorre espontaneamente de forma alguma. Ou seja, para que ele aconteça, você precisará "chamá-lo" de algum outro evento. Isso pode parecer incoerente, já que, se você tiver que criar um evento para chamá-lo, poderia colocar o código no próprio evento chamador, ao invpes de criar um Evento Comum. Isso, no entanto, deixaria seu evento chamador muito confuso (imagine colocar uma quantidade enorme de comandos no meio de um diálogo. Seria confuso demais. Além do mais, você pode precisar desses comandos em mais de um evento chamador, de forma que, se depois você quiser alterar qualquer coisa, poderá alterar somente no Evento Comum, ao invés de ter que alterar em cada evento. Além disso, Eventos Comuns podem ser chamados em meio a batalhas.

O Início Automático faz com que o evento aconteça espontaneamente, ou seja, sem que seja necessário que ele seja chamado. Enquanto ele estiver ocorrendo, o resto do jogo vai "parar". Para você controlar quando esse evento vai acontecer, existe a possibilidade de associar uma switch ao mesmo. Dessa forma, o evento acontecerá sem precisar ser chamado, desde que uma switch esteja ativada.

Já os eventos em Processo Paralelo, como o nome sugere, acontecem paralelamente ao resto do jogo. Eles também são espontâneos, e funcionam de forma parecida aos eventos de Início Automático, mas não "param" o jogo enquanto ocorrem. São coisas que acontecem ao mesmo tempo que o jogo continua. Um exemplo da vantagem disso é se você quiser associar outra condição para o evento começar, e não um switch. Você poderia colcoar o evento em processo paralelo, não colocar nenhuma switch na "caixinha" Switch Condicional de Início, mas por todos os comandos do evento dentro de uma Fork Condition (Condição Hierárquica).
Se você fizer isso com um evento em Início Automático, pdoerá travar seu jogo, mas se o fizer com um em Processo Paralelo, terá um evento funcional.

Por fim, a última parte da aba:

Aqui, tudo funciona como em um evento comum: você clicka duas vezes, e aparece a caixa com as opções de comando, que você usará como em um evento normal. Existem alguma diferenças óbvias, porém. Um Evento Comum, obviamente, não poderá executar uma função como "move event >> this event", já que ele simplesmente não está na tela.
Mas, em geral, funciona como um outro evento qualquer, só que podendo ocorrer em qualquer mapa.

Eventos Comuns são muito simples, e praticamente essenciais a jogos mais complexos, poupando muito trabalho do criador. Não se acanhe. Use-os!

JackSpesim
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